quinta-feira, 5 de junho de 2014

WiseWaste

E no Dia Mundial do Meio-Ambiente, registro para uma iniciativa bacana da WiseWaste, empresa de São Paulo que utiliza resíduos de matérias-primas para produzir desde displays elaborados a base de embalagens de shampoo até resinas feitas a partir de packs de refrescos em pó. E agora acabaram de lançar um aplicativo chamado "Lixarada", no qual permite denúncias de lixões clandestinos em Sampa. É gratuito na App Store. Trata-se apenas de mais um exemplo de como empresas podem lançar mão de ações criativas de sustentabilidade - neste caso, a ambiental - que estejam antenadas com as expectativas de parcelas relevantes da sociedade. Nos campos da responsabilidade social e da governança há, claro, centenas de outros exemplos bacanas também. Comentarei alguns aqui em breve. O fato é que estratégias deste tipo possibilitam vários benefícios, dentre eles a geração de mídia espontânea positiva, ganhos de reputação para a marca, preferência crescente dos consumidores, atração e retenção de talentos e, em muitos casos, obtenção de importantes ganhos de eficiência interna. Portanto, sendo repetitivo, sustentabilidade atualmente é, antes de mais nada, uma questão de business.