Matéria publicada na semana passada no site do Update or Die (http://www.updateordie.com/) - uma espécie de comunidade criativa brasileira - mostrando que a criatividade pode ser um elemento realmente definitivo no meio da pasmaceira que ronda boa parte do que é feito atualmente nesse campo no Brasil. A agência é a TBWA e a cidade é Paris. O conceito é a produção e a distribuição de peças "clean" e minimalistas de alguns dos principais produtos do Mc. E, de quebra - e, neste caso, nem precisava -, colocar à prova a quantas anda o recall da marca (sim, tem o arquinho amarelo no cantinho dos materiais, mas é quase imperceptível à primeira vista...). Abaixo algumas fotos da ação para "sentir o drama":
O mais bacana é que, além da sacada, do bom-gosto artístico e de um "ar" meio infantil, os materiais parecem se encaixar perfeitamente nos diferentes cenários urbanos da cidade-luz, sem serem intrusos e/ou agressivos. Bons indícios de terem sidos pensados meticulosamente. Vale, assim, para uma reflexão nossa: até que ponto publicidades ajudam ou atrapalham as paisagens das grandes cidades? Tanto do ponto-de-vista de informação quanto de concepção artística? Seria possível uma espécie de "filtro de qualidade"? Ou local(is) específico(s) para isso? Se os antigos e o atual prefeito de São Paulo testemunhassem de perto essa iniciativa (porque de longe já é impressionante), talvez parassem para pensar melhor no assunto.
No mais, ponto-extra (como se ainda precisasse) para o conceito de branding - reforçado por ações de marketing como essa - na qual, muitas vezes, apenas uma insinuação de cor, forma ou personagem remetem imediatamente a uma marca. Em paralelo ao famoso sinônimo de categoria (exemplos: gilette, bombril, band-aid, bic, etc.), o reconhecimento instantâneo é uma das maiores ambições de quem trabalha com marcas. Afinal, são algumas das armas mais poderosas para atenuar guerras de preços, estimular compras por impulso e ser a primeira lembrança na mente das pessoas quanto surge o desejo ou a necessidade de um produto/serviço. Mas, como plantas, é preciso regar sempre, com ações criativas e impactantes como essa. E, claro, observando continuamente a sua aderência com a essência da marca. Esta não pode ser maculada nunca.