Saiu recentemente na Blue Bus (http://www.bluebus.com.br/). Trata-se da filial da agência de publicidade inglesa na cidade de Varsóvia, Polônia. Seus funcionários tiveram a brilhante ideia de utilizar milhares de Post-its para formar o rosto do CEO da agência, Kevin Roberts, na fachada do prédio, durante uma visita do seu mandatário. Falar o quê dessa atitude? Primeiro: realmente foram muito criativos. Segundo: mostraram uma dose de paciência muito, mas muito acima da média. Terceiro: revelaram uma completa falta de noção com as despesas da empresa (a concorrência e a 3M agradecem), não pelo valor gasto, mas pelo conceito. Quarto: talvez tenha sido a maior sessão de "puxa-saquismo" da história. Mas, qual é a causa de tamanha insanidade? Seria a estagnação da economia europeia, provocando alarmantes taxas de desemprego? Ou o dinâmico (e sempre inconstante) mercado de agências de publicidade, sempre sujeito à vendas, fusões ou aquisições...e cortes? Ou talvez uma simples demonstração de que o escritório de Varsóvia é muito mais original e está em total sintonia com o chefe-supremo do que qualquer outro dos 140 (em 78 países) em que a agência está presente? Ou porque ela (a agência) quer somente dar uma cutucada na concorrência perante atuais e potenciais clientes? E correndo por fora, uma busca pela aproximação de Roberts a uma espécie de "mito" (a lá Steve Jobs) na publicidade e, com isso, faturar com a conquista de novos clientes? Difícil saber, mas certamente conseguiram o que pretendiam: impressionar a todos, positiva e negativamente. Não dá para ficar neutro numa dessa!