Roger Blackwell é uma autoridade mundial em comportamento do consumidor e nessa palestra faz links interessantes entre economia e marketing. Um deles é a relação entre produtividade, PIB, renda média e desejos/necessidades dos consumidores. Sempre considerando o mercado norte-americano, o raciocínio é mais ou menos o seguinte: ao longo de uma boa série histórica, o aumento da produtividade (presume-se que pelos avanços tecnológicos) impulsiona fortemente o PIB (presume-se que pela prevalência de produtos de maior valor agregado no mix), mas a renda média fica estagnada em um intervalo de longos quatro anos. Como os desejos e as necessidades dos consumidores costumam aumentar (procedentes da habilidade de empresas e dos seus gestores) numa velocidade bem maior do que a renda média das famílias, logo há um sentimento de frustração pelo simples fato de não poderem usufruir plenamente das inovações colocadas no mercado. O assunto, na verdade, é bem mais profundo do que a explanação feita pelo consultor - pois esbarra em questões complexas como globalização, competitividade, distribuição de renda, política tributária, entre outras - mas a provocação de Blackwell serve-nos para refletir até que ponto as nossas ideias - por vezes ultra-mirabolantes e revolucionárias - estão em sintonia com o estágio da economia do mercado-alvo. A palestra é um pouco antiga (2012) e foi feita, ao que parece, em uma convenção de uma empresa norte-americana, mas vale a pena conferir.