terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Tang



Mais um exemplo de iniciativa bacana em linha com as tendências do Marketing 3.0 - termo cunhado por Kotler - na qual mostra a preocupação da marca em estar inserida em vários aspectos da sociedade, e não somente no seu "core-business-busca-por-lucro-imediato". Também foi cuidadosa no sentido de pegar "carona" no propósito da ação, evitando o tom prioritário e excessivo da publicidade que sofremos tanto atualmente (aliás, as  pessoas estão cada vez mais cansadas desses bombardeios). Por isso, é leve e simpática. "Reciclar é Show" é conduzido por crianças e ensina crianças a utilizar materiais descartados (lixo) para fabricar instrumentos musicais. Com isso (e com outras ações da mesma natureza) - se bem conduzido e divulgado - vai se criando uma percepção amigável da marca na sociedade, assim como uma sementinha na cabeça dos seus futuros decisores de compra. Os CEOs de visão estreita e os acionistas megalomaníacos por resultados trimestrais podem não gostar e achar tudo isso uma frescura mas, para a sobrevivência saudável de uma marca no médio e longo prazos, é fundamental também pensar e agir de acordo com os seus princípios e com os anseios e necessidades de todos os seus stakeholders. Não é conversa de amor à golfinhos ou à baleias ameaçadas, apenas uma inquietação de quem é fã da filosofia de construção de marcas, ou branding. Em paralelo, a Tang podia reduzir os níveis de açúcar no seu produto.

Para saber mais, o hotsite do projeto é: http://www.esquadraoverdetang.com.br/