sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Boas Sacadas

Reforçando o artigo publicado três posts atrás, mais dois exemplos da série "inovação-baseada-em-olhares-atentos-de-empreendedores". Não precisa ser Ph.D em business, possuir um MBA em marketing nem lançar mão de pesquisas mega complexas. Apenas um olhar afiado nas dificuldades e/ou ansiedades do dia-a-dia dos clientes/consumidores pode trazer ótimos insights. Também não se espera sempre e somente produtos revolucionários com impacto mundial. Boas sacadas em abrangência mais restrita e com retorno econômico mais modesto ajudam a dar consistência para a marca no médio e longo prazos. Normalmente, e como já dito anteriormente, eles (consumidores) não conseguem expressar essas necessidades em forma de produtos ou serviços por meio de questionários estruturados (do tipo: afinal, o que vocês querem?). Esse exercício de observação e vivência constante no mundo dos clientes/consumidores leva tempo e requer paciência, e pode (na verdade, deve) ser estimulado à todos na organização, independente do porte.

1 - Pneu Blindado 


http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/carros,produto-promete-blindar-pneu,16613,0.htm


2- Padaria Drive-Thru e que tais...


http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,padaria-drive-thru-pretende-abrir-lojas-perto-ou-dentro-de-estacoes-de-metro,3825,0.htm