Independente do gosto musical de cada um, é inegável o grande trabalho de construção de marca que essa banda inglesa vem realizando nos últimos 30 anos, pelo menos. Grande parte do feito deve ser creditado ao designer (dos primórdios) Derek Riggs e à mente visionária do "grande líder" (meio 1984, não? rs.) Steve Harris, um músico-compositor-historiador-marqueteiro. Não necessariamente nessa ordem.
À última sacada da marca foi o lançamento da cerveja "The Trooper", alusiva a uma canção de grande sucesso de 1983 (álbum Piece of Mind). Tudo a ver com o espírito dos seus fãs, no qual, beber muito é pouco. Já está em algumas lojas de São Paulo. Vou fazer o sacrifício!
Só perde, claro, para o Boeing 757. Um brinquedinho maior e mais perigoso. Mas tudo a ver com a tradição do Iron de banda "pé-na-estrada". Inovação que garantiu bons espaços na mídia e uma dose a mais de fanatismo dos fãs.
Pensar fora-da-caixa. Essa tem sido a característica do marketing (ou seja lá quem for que esteja por trás disso) do Iron Maiden. Tudo bem alinhado com essência da marca e com o perfil do seu público. E sempre com as presenças do mascote Eddie (o sétimo membro da banda) e da tipografia inconfundível do logotipo.
Em tempo: também sou fã da banda, mas bebo pouco.