Artigos, curiosidades, análises e comentários sobre Marketing e Branding, por Christian Navarro.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Goodyear
Exemplo de campanha fundamentada nos princípios do branding (construção de uma marca duradoura), essa iniciativa da Goodyear mostra como é possível estimular associações positivas com a sua marca dentro do seu universo de atuação. De forma elegante, moderna e barata. Interessante também a parceria com o canal pago History Channel provando, mais uma vez, o potencial do co-branding no sentido de aproximar marcas de segmentos completamente diferentes, mas com pontos em comum no público-alvo e nas próprias essências das marcas em si. Evidentemente, essa "ferramenta" do marketing à serviço do branding tem as suas limitações e não...não podemos nos livrar das campanhas mais oportunistas (no bom sentido) de curto prazo, baseadas em descontos, cupons, sorteios, e-mail marketing, merchandising agressivo, publicidade tradicional, etc. Desde que, claro, não firam à proposta de atuação original da marca (sua missão, visão e princípios). Há espaço para ambas as técnicas. Cabe ao profissional de marketing, portanto, saber escolher as ferramentas e as doses adequadas à cada tipo de situação. Confiram o vídeo de abertura da campanha.