Dizem que comunicação em marketing é uma espécie de adequação harmoniosa entre arte e ciência. É verdade! Talvez "arte à serviço da ciência" ressoasse ainda melhor. Este anúncio em uma revista segmentada de uma cidade da Grande São Paulo, para um Studio de beleza e bem-estar, é filho do dono deste blog e tenta ajudar uma pequena empresa a ativar, estreitar e reativar o relacionamento com os seus clientes por meio de uma campanha de incentivo. Obviamente, espera-se melhores resultados no curto prazo em índices como vendas, lucratividade, ticket médio, fidelidade e lealdade da freguesia. Pacotes interessantes estão sendo discutidos e serão oferecidos no sentido de aproveitar o - certamente - aumento súbito de visitantes na loja. E é assim que tem que ser. Pensar como um sistema e não como uma ação isolada.
Mas vamos aos argumentos técnicos e artísticos do anúncio:
- Um apelo sugestivo e isolado da caixa de texto para chamar a atenção do leitor. A criatividade fala alto ao expor a mensagem em forma de sombra na areia, causada pelo Sol.
- Destaque para o termo "Grátis", sempre uma palavra forte na comunicação em marketing.
- Um título forte para a abertura do texto, ressaltando a importância de se começar - desde já - os preparativos para o verão 2014/2015.
- O primeiro parágrafo do texto procura explicar a oferta.
- O segundo parágrafo do texto procura explicar os benefícios da oferta (impressionante como muitos profissionais esquecem este pequeno detalhe...).
- Em seguida, duas chamadas fortes (em caixa alta e em vermelho), convocando os clientes à AGIR! Eles, afinal, esperam que os orientem a fazer alguma coisa.
- O quarto bloco dedica-se aos dados e às formas de contato, e ao endereço físico do Studio, fechando com a validade da campanha e um aviso extra reforçando a urgência em se fazer algo (as vagas, afinal, são limitadas).
- Fechamos a comunicação com o logotipo e com um subtítulo (não tinha), ressaltando o core business da marca (Beleza e Bem-Estar). Tudo para facilitar rapidamente o entendimento das pessoas.
- Arte: uma temática de praia e de mata atlântica, remetendo, obviamente, ao verão. Tudo a ver!
- As fontes e as cores mais leves, vivas e despojadas (quase cursivas) são para combinar com a estação-alvo. Tudo a ver!
- A página do texto é levemente "vazada", por meio da qual conseguimos perceber o mar, as ondas e o céu no fundo, otimizando o conjunto da arte.
- Pronto! Uma adequação harmoniosa entre arte e ciência. É só isso o que procuramos. Mas, claro, não é tão simples assim. O fato é que a publicidade precisa conter o seu ego intrínseco e não pode se preocupar somente em ser criativa, atraente ou bonita demais. Ela deve ser tudo isso mas, antes de mais nada, as pessoas precisam lembrar da marca pós-anúncio e ser compelidas a ligar, perguntar, consultar, pedir e COMPRAR! Caso contrário, a iniciativa não terá valido a pena. E, se para isso, for necessário um texto mais incisivo, direto e, por vezes, mais longo, que assim seja. As empresas e suas marcas precisam vender, e vender com lucratividade. A publicidade deve estar à serviço desta missão. Ponto!
Mas só isso não resolve!
Um bom plano de marketing é - especialmente no capítulo de comunicação - uma combinação de várias ferramentas harmonizadas com a essência da marca, o seu público-alvo e o bolso da empresa. Este ponto, aliás, já sabemos que é bem mais sensível às pequenas e médias. Elas tem menos chances de errar. Assim, otimização de recursos, criatividade e uma receita de mídia na dose certa são tudo! No caso deste anúncio, em particular, o empresário foi alertado sobre a orientação que deve ser feita à equipe quanto ao atendimento das ligações. Ela deve estar bem orientada, ganhar confiança e ter a autonomia necessária para tomar as decisões com agilidade e firmeza. Ao mesmo tempo, pode-se aproveitar a potencialidade de um material como esse e aproveitá-lo para várias outras ações, como mala direta, e-mail marketing, panfletos para distribuição, cartazetes e banners no interior da loja, totem na fachada, postagens no site, facebook, instagram e/ou twitter, entre outras possibilidades. Muitas à custo zero, ou próximas disso. E mesmo em outras edições da mesma revista, investindo em atributos ainda pouco valorizados em nosso meio: frequência e paciência. Marketing não é, definitivamente, um potinho mágico em que os problemas são resolvidos da noite para o dia. Por outro lado, a mensuração das ações é fundamental. Como já explorado em outro artigo aqui neste blog (http://clearbranding.blogspot.com.br/2014/05/artigo-resultados-de-marketing.html), todas são passiveis de mensuração. Basta um pouco de consciência, planejamento e conhecimento para detectar - após um período adequado -, o que está dando certo, o que merece um pouco mais de persistência e o que está claramente naufragando, corrigir o rumo e continuar investindo no marketing que dá lucro.