Para os menos atentos, ações de responsabilidade social e ambiental são sim estratégias de marketing. E das mais nobres e impactantes. Nos dias de hoje, não esperamos somente bons produtos e serviços de uma marca - ou algum tipo de conexão emocional -, mas também que ela tenha um papel relevante na sociedade. Em seu "Marketing 3.0", Kotler escancarou o que todos já sabiam. E que bom que seja assim. Tempos modernos...
A DuPont, em parceria com a ONG United Way Brasil (http://www.unitedwaybrasil.org.br), criou o programa "Cultivando Cidadãos Teen", atuando em uma vertente infalível: a informação. Ela gera conhecimento e conhecimento nos livra das trevas da ignorância. Em linhas gerais, funcionários da empresa doam parte do seu tempo compartilhando dicas, conteúdos e experiências para grupos de adolescentes da comunidade onde está inserida.
O programa é dividido em três grandes módulos (Alimentação, Energia e Proteção), rodadas com duração de três meses e com times de até 30 participantes. A molecada deve aplicar o que aprendeu em suas coletividades, beneficiando todo o entorno. A DuPont, como muitas outras empresas antenadas com o nosso tempo, entende que colocar esforço em um projeto social estimula um fluxo virtuoso. Senão, vejamos:
"pessoas-mais-conscientes-e-esclarecidas-comunidades-melhores-cidades-melhores-países-melhores-crescimento-com-bem-estar-melhor-ambiente-para-as-empresas-prosperarem".
Portanto, todos ganham! E, de quebra, reforça-se positivamente a imagem da marca.
Nós, marqueteiros de plantão, queremos mais do que isso?
Nós, marqueteiros de plantão, queremos mais do que isso?
Sobre a comunicação do projeto pela DuPont, lição de casa feita no Twitter e no Youtube, além da geração de algumas mídias espontâneas. Só faltou um destaque na home do site institucional.
Abaixo o vídeo institucional do projeto:
Abaixo o vídeo institucional do projeto: