domingo, 31 de agosto de 2014

Ambev


Inteligente e oportuna por vários motivos a estratégia da Ambev com o seu projeto "NOSSO BAR", uma franquia pensada para a marca Brahma. Destaco três deles fora, obviamente, a exclusividade para as suas marcas: 1 - manter o controle da experiência da marca, por meio do tradicional suporte em gestão e marketing das grandes marcas aos franqueados, 2 - o crescimento por franquias costuma apresentar um ritmo mais acelerado do que a média e 3 - "ataca" uma faixa da população que cresceu exponencialmente (a chamada classe C) na última década e meia no Brasil, e continua ávida por qualidade, inovação e um certo "status" social. Neste aspecto, por sinal, a Brahma surfa bem, muito bem. Contribuem também o investimento inicial bem acessível (R$ 28 mil) e um faturamento médio de R$ 25 mil, nada mal para o extrato social em questão. O retorno é estimado em 12 meses. Além,  claro, da própria força da marca, sempre um "chamariz" mais intenso para os eventuais interessados em obter uma franquia e um potente propulsor para alavancar rapidamente o projeto no sentido de cumprir os objetivos propostos. Não é um projeto exatamente novo - começou em 2011 - mas recentemente foi turbinado pela empresa ao expandir-se além da Grande São Paulo, rumando para o interior do estado e para o Rio de Janeiro. A expectativa é chegar à 1,5 mil unidades até dezembro deste ano, quase o dobro do patamar atual. É bom acreditar, pois a Ambev não costuma brincar em serviço.   

Exemplo do aspecto externo:


Exemplo do aspecto interno:


Site do projeto: