sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Esser

Noves fora um slogan mais do que previsível - quase infame - e o um garoto-propaganda um tanto questionável, a realidade é que esta campanha promocional da Esser tem tudo para arrebentar. A ideia não é original (Caixa e Casas Bahia já tinham feito algo similar) mas, além de copiar boas estratégias alheias não ser um crime (embora deva ser utilizada com muita, mas com muita moderação...), a reflexão principal aqui é sobre um conceito fundamental na formulação das táticas de marketing: a combinação adequada de ferramentas e o foco/energia na execução. Nesta linha a Esser, ao que parece, é uma marca com um autêntico espírito guerrilheiro e está deixando os seus oponentes mais diretos comendo poeira. 


Mas vamos às ferramentas, sem entrar nos detalhes: para começar, os pilares de ouro para uma boa campanha promocional: comunicação agressiva (online e offline - e agressiva no melhor sentido), regras claras e premiações atraentes. Também concorrem o esforço comercial (os tais "até 40% de desconto") para alavancar o volume de vendas  - subentende-se que margens saudáveis estejam sendo preservadas - e a consciência da importância em fazer o cliente "experimentar a marca" por meio desta ação. Por isso, o ponto-de-encontro na Avenida Marquês de São Vicente onde, espera-se, a marca aproveite cada segundo com o potencial comprador para tentar encantá-lo, desde o brinde até a empatia do vendedor, passando por todo o resto. E, de bônus, a campanha já está gerando muita mídia espontânea. Surpresa será se for um fiasco. 

Voltando ao slogan e ao garoto-propaganda: aprendemos nas primeiras aulas de marketing que não podemos ser preconceituosos e que devemos tentar pensar sempre com a cabeça do público-alvo. Isto posto e, apesar do gosto duvidoso, essas escolhas devem funcionar bem.