Voltando ao Studio Innovare e à mais um filho do dono deste blog. Agora, uma breve explicação sobre a proposta para a nova Identidade Visual da Marca. Após discussões essencialmente estratégicas em torno do posicionamento e do branding (promessas expressas nas declarações de missão, visão e valores da marca), é chegada a hora do seu "batismo". Uma parte, reconheçamos, bastante agradável do trabalho geral de marketing, pois envolve muita criação e inspiração. O nome já existia, portanto, concentramo-nos nos demais elementos do naming. Antes de mais nada, é importante ressaltar que o conjunto final deve estar 100% submisso e alinhado aos dois pontos previamente mencionados (posicionamento e branding). E o que vier depois também, claro. Caso contrário, a "espinha dorsal" se quebra, a marca perde credibilidade (há algo pior?) e os stakeholders tendem a ficar confusos. Mas, afinal, o que vem depois? Bom...plano de marketing, plano de mídia, políticas de atração, retenção e relacionamento com clientes, estratégias de pesquisas de mercado, métodos para inovação, e muito mais. Por ora, vamos nos ater à motivação original deste post e apresentar os principais argumentos técnicos que sustentaram a proposta da nova identidade visual da marca Innovare. Lembrando sempre que, no marketing, nada é (ou deveria ser) por acaso...
1 - Posicionamento da Marca:
Produtos e serviços de beleza e bem-estar, com foco no público feminino e nas classes A e B.
2 - Branding da Marca:
Missão: Prover serviços de alta qualidade e ótimo atendimento nos conceitos de beleza e bem-estar, com foco no público feminino e nas classes A e B.
Visão: beleza e bem-estar são pontos com tendências irreversíveis de crescimento e valorização. As pessoas querem se sentir cada vez mais bonitas e equilibradas.
Valores: boa qualidade, ótimo atendimento, conveniência, ética, responsabilidade ambiental e social.
3 - Proposta para a Identidade Visual da Marca:
Argumentos técnicos:
Tipografia: lembra lugares amplos e arejados, tal qual um "Templo Grego". A fonte utilizada remete ao clássico e ao elegante. As letras maiúsculas são vinculadas ao poder e à liderança. O tom de dourado mais claro (em diagonal) oferece uma certa ilusão de movimento das letras. E a cor dourada intensa aponta para um público mais maduro e requintado. Pensada para as classes A e B.
Slogan: a caixa mais alta é para se destacar do subtítulo e o ponto de exclamação serve para estimular uma ação imediata. Também é uma espécie de provocação ao público-alvo, além de estar coerente com a missão da marca.
Subtítulo: funciona como um descritivo instantâneo sobre a razão de ser da marca. O termo "Spa apresenta uma fonética mais impactante e o seu significado está mais em linha com a proposta do negócio, além de estar se popularizando rapidamente entre os brasileiros. A cor preta funciona como um bom contraste ao predominante dourado da Identidade Visual.
Símbolo: mescla entre o público-alvo do negócio (mulheres) e a lua crescente que, por sua vez, significa os aspectos cíclicos da natureza e a renovação contínua a que todos estamos sujeitos. O conceito é coerente com a proposta do slogan e a cor é uma continuação da tipografia, dando um sentido mais conciso à Identidade Visual. Os tons diferenciados da lua remetem a uma movimentação constante, seguindo a proposta da tipografia.
Claro, será necessário também um Manual de Identidade Visual, uma espécie de guia com as especificações e as orientações necessárias para uso correto do logotipo e dos demais elementos do naming da marca, incluindo recomendações para o seu uso "invertido", no caso de fundos escuros.
Claro, será necessário também um Manual de Identidade Visual, uma espécie de guia com as especificações e as orientações necessárias para uso correto do logotipo e dos demais elementos do naming da marca, incluindo recomendações para o seu uso "invertido", no caso de fundos escuros.