Confesso que nunca tinha ouvido falar da tal de Geely. Para os mais aficionados por carros, isso pode parecer uma heresia. Pois então sou um herético. O fato é que se trata de mais uma das inúmeras marcas chinesas de automóveis crescendo horrores e com apetite (e fôlego) de sobra para dominar o mundo. E qual foi a última da Geely? Comprou a Volvo da Ford. Pode não fazer muito sentido, mas a verdade é que a tal da Geely vende muito mais do que a Volvo no mundo. É certo também que construirão uma fábrica no Brasil (só não se sabe ainda aonde) e abrirão umas duas dezenas de concessionárias num piscar de olhos. Devem concorrer com os médios da Honda e da Toyota. Não estão para brincadeiras. Vamos ver. Eles (chineses) podem fazer de tudo, menos minar um atributo centenário da Volvo: a segurança. A Volvo é sinônimo de segurança (pode não ser exatamente a mais segura, mas o mercado a enxerga assim). Existem certos "atributos-imagens-posicionamentos-etc" que ao longo do tempo - e em razão de grandes esforços de marketing - passam das mãos das empresas para as mãos do mercado - leia-se Clientes (A Coca-Cola conhece bem essa teoria na prática...). E mesmo para quem não consome o produto. Como eu que, longe de poder consumir um Volvo, jamais gostaria de ver a marca com uma peças alternativas de segurança para baratear o preço e, assim, poder vender mais no curto prazo e atender uma meia-dúzia de chineses ambiciosos além-da-conta. À conferir.
Fonte: Portal do Branding