domingo, 23 de fevereiro de 2014

Mindfulness



Já citei aqui no blog uma tendência ainda meio que silenciosa (mas intensa) no sentido de as pessoas buscarem um equilíbrio maior neste mundo "hiper-conectado-complexo-estressante-e-inundado-de-dados-e-informações". Era óbvio que o ser humano iria gritar em algum momento. É natural diante de suas limitações físicas e mentais. Mas ainda, parece, não encontrou o ponto ideal. Agora a palavrar da moda é "Mindfulness" (até debate sobre o tema em Davos teve neste ano), ou a busca por ferramentas, estratégias ou até mesmo apps (sim, é contraditório) que o levem para pequenas ilhas de meditação e treinamento mental em meio a tantas tempestades e turbulências do mundo moderno. O conceito parece pertinente e promissor, portanto, vale o seu acompanhamento. Mas qual a sua relação com o nosso branding e o velho marketing mix? Aparentemente nada. Porém, se lembrarmos que mudanças no comportamento e nos hábitos das pessoas podem respingar, cedo ou tarde, nas estratégias e nas táticas de marcas dos mais variados segmentos, as nossas antenas tendem a ficar mais sensíveis. Assim, mais sábias as empresas que se anteciparem a essa tendência de mais equilíbrio e qualidade de vida, oferecendo produtos, serviços e práticas sustentáveis/sociais compatíveis com essas expectativas. Afinal, as empresas e suas marcas tem responsabilidades intransferíveis com a sociedade. E as que trabalharem melhor neste sentido, serão devidamente recompensados por ela.

Abaixo o link com o artigo completo. Saiu no site da Folha há duas semanas.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/evgenymorozov