Artigos, curiosidades, análises e comentários sobre Marketing e Branding, por Christian Navarro.
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Mindfulness
Já citei aqui no blog uma tendência ainda meio que silenciosa (mas intensa) no sentido de as pessoas buscarem um equilíbrio maior neste mundo "hiper-conectado-complexo-estressante-e-inundado-de-dados-e-informações". Era óbvio que o ser humano iria gritar em algum momento. É natural diante de suas limitações físicas e mentais. Mas ainda, parece, não encontrou o ponto ideal. Agora a palavrar da moda é "Mindfulness" (até debate sobre o tema em Davos teve neste ano), ou a busca por ferramentas, estratégias ou até mesmo apps (sim, é contraditório) que o levem para pequenas ilhas de meditação e treinamento mental em meio a tantas tempestades e turbulências do mundo moderno. O conceito parece pertinente e promissor, portanto, vale o seu acompanhamento. Mas qual a sua relação com o nosso branding e o velho marketing mix? Aparentemente nada. Porém, se lembrarmos que mudanças no comportamento e nos hábitos das pessoas podem respingar, cedo ou tarde, nas estratégias e nas táticas de marcas dos mais variados segmentos, as nossas antenas tendem a ficar mais sensíveis. Assim, mais sábias as empresas que se anteciparem a essa tendência de mais equilíbrio e qualidade de vida, oferecendo produtos, serviços e práticas sustentáveis/sociais compatíveis com essas expectativas. Afinal, as empresas e suas marcas tem responsabilidades intransferíveis com a sociedade. E as que trabalharem melhor neste sentido, serão devidamente recompensados por ela.
Abaixo o link com o artigo completo. Saiu no site da Folha há duas semanas.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/evgenymorozov