E saiu hoje no site do Mundo do Marketing matéria sobre a retirada do termo "Marketing" do organograma da P&G. Agora é a palavra "Marca" que vai substituir a anterior, criando cargos como Diretoria de Marca e Diretoria Associada de Marcas, e coordenando todas as estratégias e ações de Branding e Marketing da empresa. E este, portanto, tornando-se finalmente (e oficialmente) um processo que auxilia na construção da marca, que virou nomenclatura de cargo. A iniciativa faz parte de um grande esforço de redesenho funcional em âmbito mundial da companhia norte-americana. Agora, o produto, mais do que nunca, é somente uma peça na engrenagem, tendo que se entender com diversas outras variáveis na equação para a construção de marcas de sucesso. Também serviu de reforço para a tese/tendência apresentada no mais recente artigo publicado no blog, intitulado "Gerente de Quê? (27 de junho)". Não é exatamente uma surpresa a Procter ter tomado esse tipo de atitude - ela é considerada pioneira em diversos conceitos de Branding e Marketing no mercado de bens de consumo - o que espanta é o ter feito tão tardiamente.