quinta-feira, 10 de julho de 2014

Saraiva

Do ponto-de-vista da atmosfera de loja, da variedade de títulos (especialmente os mais antigos ou os de segmentos mais alternativos) ou do atendimento ao cliente, a Saraiva ainda está relativamente longe da sua maior concorrente, a livraria Cultura. Mas, ao analisar as suas estratégias de marketing sob o prisma da sua essência de marca (branding), aí a Saraiva está à frente.

Esta iniciativa de co-branding com a Easy Taxi (um aplicativo de conecta o passageiro ao taxista) é mais uma prova disso. Numa sacada mais do que pertinente, ela percebeu uma necessidade implícita - especialmente em grandes centros urbanos - de apagar o tédio dos passageiros em longos trajetos e congestionamentos, proporcionando acesso à cultura por meio do seu principal business, os livros.


E vai mais longe: mostra o seu total desprendimento e a sua plena confiança ao permitir que retirem os títulos dos veículos ao mesmo tempo em que incentiva novas doações dos clientes ao sistema. E não é pouca coisa: são mais de 80 mil títulos doados, dos mais variados gêneros. A ação, batizada de Bibliotaxi, é parte integrante da campanha de 100 anos da marca.

Para a Easy Taxi também é mais uma maneira de se diferenciar da concorrência. Ambas não faturam 1 centavo sequer com a ação, mas certamente obtém bom retorno sobre o investimento com ativos menos visíveis - porém não menos importantes - como imagem, lembrança, fidelidade e, o mais valioso, lealdade às marcas. O que, afinal, poderíamos querer mais?


O lado misterioso desta ação, todavia, é se há algum tipo de compartilhamento de dados dos clientes da Easy Taxi com a Saraiva. É provável que haja. Mas o uso ético dessas informações não invalida a boa iniciativa das empresas envolvidas. Voltando ao primeiro parágrafo, demonstraríamos facilmente o alinhamento desta ação ao branding ao lembrar o lema público da Saraiva, pegando carona em Miguel Reale: 

"No universo da cultura, o centro está em toda a parte".

Inclusive dentro de um taxi. 

Abaixo o link com as informações completas sobre a campanha de 100 anos da Saraiva: