sábado, 19 de julho de 2014

Innocentive

Já virou quase um "chavão": "No mundo cada vez mais globalizado e conectado em que vivemos, a adaptabilidade e a inovação - aliadas ao respeito à essência da marca - podem fazer diferenças positivas marcantes e duradouras, blá, blá, blá...". Mas, apesar de um "quê" de clichê, é a mais pura verdade. Caso contrário, cairíamos facilmente no tédio, na desesperança (para os temas mais delicados...), na comoditização e na guerra de preços. Assim caminha a humanidade...em busca da eterna evolução. 


A proposta da Innocentive é contemplar uma rede gigantesca de potenciais solucionadores de problemas e necessidades (latentes ou não) de pessoas e instituições. Mundo afora, para os mais diversos segmentos. Em linhas gerais, o desafiante coloca o desafio e os desafiados competem entre si por recompensas que variam de acordo com a importância, a complexidade e os recursos do proponente.

Baseada nos Estados Unidos, os números são impressionantes (dados no link abaixo para acesso ao site) e, muito bacana também, é o acervo - na seção Resources - de vários projetos que passaram pela Innocentive e que, agora, servem de referência para os interessados. São todos apresentados por meio do tripé "Desafio - Solução - Resultados". 

Claramente, a filosofia por trás da Innocentive é a Inovação Aberta. Não que seja a verdade absoluta e definitiva, mas é inegável que vem colhendo bons frutos com milhares de pequenas redes com membros das mais diversas áreas do conhecimento (antropólogos, etnógrafos, especialistas em marketing, psicólogos, economistas, etc.), ávidos por contribuir, deixar suas marcas e, claro, faturar com isso. Um efeito dominó que mal conseguimos mensurar. Com os devidos cuidados, é uma forte aliada para resultados consistentes.  

É curioso notar como utilizam notavelmente os três pilares para uma boa campanha promocional/incentivo, como em qualquer departamento tradicional de marketing minimamente eficiente: regras claras, boa comunicação e prêmios atraentes. Afinal, não deixa de ser uma campanha também, só que esta por inovação. Nada como um modelo de negócio simples.

De qualquer forma, o mais importante é que, com a revolução tecnológica em constante mutação, as empresas e a comunidade em geral já tem à disposição portais como a Innocentive, como mais uma alternativa para fazer a roda girar. Cabe aos mais antenados de cada lado surfar nessa onda - da forma mais segura e conveniente possível, antes dos concorrentes. Todos ganham!

No Brasil, possuem uma parceria com o Instituto Inovação.

Site da Innocentive (USA): https://www.innocentive.com/