domingo, 27 de julho de 2014

FutureBrand


Saiu recentemente no Blue Bus pesquisa realizada pela consultoria britânica FutureBrand com as marcas de melhor e pior reputação, dentre as mais valiosas do mundo (100 no total).

Abaixo link com o conteúdo completo do estudo:
http://www.bluebus.com.br/pesquisa-marcas

De fato, nenhuma grande novidade na parte de cima da tabela (as "Top 20"). Google liderando, e presenças mais do que esperadas de Apple e Nestlé. Apenas algumas curiosidades dentre as vencedoras:  A Sabic (décima terceira colocada) é um conglomerado saudita, fabricante de fertilizantes e plásticos. A Gilead (décima nona colocada) é uma empresa norte-americana relativamente nova - fundada em 1987 - e atuante no segmento biofarmacêutico. E a Abbvie é uma empresa ainda mais nova (de 2003), pertencente ao gigante farmacêutico Abbott (a tipografia do seu logotipo, alias, é bem elegante, todo minúsculo). Prova de que não é preciso ser centenária nem celebridade para obter reputação deste porte. Um Branding bem feito, com clareza de posicionamento e propósito, lealdade à essência da marca e um programa de marketing poderoso costumam abreviar bem esse período...

Por outro lado, na parte de baixo do ranking, nenhuma grande surpresa do ponto-de-vista de segmentos de mercado: em geral, todos bancos de investimento (considerados atores de destaque na crise de 2008 e visceralmente expostos em vários documentários de sucesso, dentre eles o polêmico "We're Not Broke"), empresas de "oil & gas" - alvos constantes de ambientalistas e diversos outros extratos - além dos recorrentes e inúteis tabagistas de sempre (afinal, para que serve a Philip Morris neste mundo?). Surpresas negativas ficam mesmo para as péssimas posições da BASF e da Qualcomm, a única de tecnologia.