Artigos, curiosidades, análises e comentários sobre Marketing e Branding, por Christian Navarro.
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Símbolos
Em breve escreverei um texto mais técnico e denso sobre o processo de construção de uma marca. Por enquanto, posso dizer que o seu grande objetivo é criar identidade e personalidade únicas para a marca, portanto, diferenciando-se mais claramente dos concorrentes e facilitando a percepção dos consumidores. Obviamente, não é um processo simples. Envolve uma série de variáveis, inclusive o próprio tempo de maturação da marca no mercado. Mas deixamos isso mais para frente. Por ora, gostaria apenas de lançar algumas "sementes" sobre o assunto. A técnica conhecida como "naming" é uma das variáveis desse processo de construção mencionado acima. Ela é uma espécie de "batismo" da marca, dizendo muito sobre o seu posicionamento e a sua proposta de atuação. Basicamente o processo de naming envolve quatro componentes: nome, logotipo, slogan e símbolo. A sua relevância no desempenho da marca é limitado, claro, e dependerá muito do seu segmento de mercado. De qualquer forma, não podemos desprezá-la. E na sub-variável "símbolos" (mais voltada ao reconhecimento, à lembrança e às associações que a marca gera na mente das pessoas - e é lá onde a "guerra" acontece), destaco aqui alguns exemplos bem conhecidos (outros nem tanto) e alguns recentes (outros nem tanto), para tentarmos lembrar rapidamente de quais marcas estamos falando. A sua rápida lembrança significa que, provavelmente, a marca fez corretamente a sua lição de casa, pelo menos nesse quesito. Daqui a pouco voltou com o gabarito. Divirtam-se!!!