quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Greyhound

Pouco (ou nada) conhecida no Brasil, Greyhound é uma tradicional empresa de transporte de ônibus nos Estados Unidos. Fundada em 1914 (e com esse nome, desde 1926), a empresa cobre todo o território americano e representa uma alternativa mais barata do que a viagem de avião, além de propiciar uma vivência na sub-cultura do país. Também tem um quê de aventura para os estrangeiros (notadamente para os europeus, que curtem muito atravessar o país na rota New York - San Francisco em um ônibus da Greyhound, a um custo de aproximadamente U$ 490, ida e volta). Hoje são mais de 2.000 ônibus, 8.000 empregados, 3.800 destinos nos Estados Unidos e mais de 13.000 partidas diárias dos terminais. Ah, o símbolo? Nos começo dos anos 20, os ônibus eram assim chamados por causa da sua pintura cinza e brilhante. O animal foi incorporado. Portanto, aí mora mais uma evidência do valor de uma marca: apenas exposto ao símbolo e sem ver nem o nome nem o produto (ônibus), a maioria esmagadora dos norte-americanos já sabem do que se trata: o símbolo da companhia de ônibus interestadual mais tradicional e lembrada dos Estados Unidos.