domingo, 11 de maio de 2014

Maiden

Ainda o tema Copa do Mundo...
Corro o risco de estar me tornando repetitivo (e estou), mas a culpa é 100% da banda. Simplesmente, não posso deixar de citar mais uma bela sacada de Branding/Marketing dos britânicos do Iron Maiden. Seguindo o mantra do vocalista-empresário-visionário-piloto-de-avião-esgrimista-etc...Bruce Dickinson - no qual o importante é "ter fãs e não clientes", a banda vem agora com camisetas alusivas às principais seleções mundiais de futebol, assinadas pelo famigerado mascote Eddie (o símbolo da marca). Trago a da Holanda apenas para um cheiro da ação. Alemanha e Espanha estão disponíveis no site e, claro, Brasil já está na fila.


A estratégia é simples mas poderosa: aproximar a marca de algumas das principais preferências dos seus fãs. Não que todos gostem necessariamente de cerveja e futebol. Mas é quase certo afirmar que a maioria sim. Primeiro foi a cerveja (a "Trooper" já foi devidamente registrada no blog) e agora o futebol com a proximidade da Copa do Mundo. Ademais, arrisco a dizer que se resolvessem montar uma equipe de futebol profissional na Inglaterra, ela já nasceria com uma enorme torcida. Mas essa eu acho difícil porque, certamente, Steve Harris não gostaria de ver um dia a sua banda jogar contra o seu time, o West Ham...

Anyway, o conceito é o mesmo: Elaborar e executar ações de Marketing em linha com a sua proposta de Branding, definida por meio do seu conjunto de Missão, Visão e Valores. Assim, não importa a natureza da marca - seja ela uma pessoa, uma banda de rock ou um trator, as marcas precisam atravessar a fronteira de meras fabricantes de algo para ações que possibilitem um maior estreitamento no relacionamento com o seu público-alvo. O desafio de fazer os clientes/consumidores vivenciarem o universo da marca. O tal do Marketing de Experiência, tão decantado e tão pouco praticado. Infelizmente!

Bobagem? Comoditização e Guerra de preços são muito piores...