Outro dia, ouvindo uma entrevista do Diretor Executivo dos Doutores da Alegria, Luis Vieira da Rocha, fiquei ainda mais admirado com o poder e a abrangência do conceito de Branding. A missão da marca, segundo ele, em uma explanação livre, é algo como "Levar Alegria ao Adverso Ambiente Hospitalar". Em especial para as crianças. E a vem cumprindo, há muitos anos, com muita persistência e dignidade. Até aí, nenhuma novidade. O ponto de atenção mesmo é para parcerias que outras empresas podem fazer com os Doutores para associarem as suas marcas a um compromisso social tão nobre como esse. E não só patrocinar, mas ativar o patrocínio também. Neste contexto, um exemplo bacana citado pelo Luis é o da White Martins. Tradicional player de gases industriais e medicinais, de uma certa forma (e apesar da disparidade entre as suas missões), convive no mesmo habitat dos Doutores da Alegria. Pois bem, a White Martins, desde 2007, é patrocinadora master dos D.A na categoria "Gargalhada", a mais notável dentre as faixas oferecidas pela ONG. E, de novo, como o objetivo não é só patrocinar, mas ativar o patrocínio também, a W.M o aproveita muito bem por meio de um enfoque muitas vezes esquecido pelos profissionais de Marketing: o Endomarketing. Além da participação eventual dos palhaços em reuniões e convenções da empresa, foi lançado o programa RISO 9001 - sim, uma sátira ao famoso certificado - no qual grupos de palhaços interagem com os colaboradores no sentido de proporcionarem um ambiente de trabalho mais humano, divertido e saudável. Assim, além de aproximar publicamente a marca do conceito defendido pelo Kotler em seu Marketing 3.0 (e todos os dividendos de imagem advindos dele), a W.H não esquece de trazer os benefícios da proximidade com os Doutores da Alegria aos seus funcionários. Pode não fazer milagres, mas atua diretamente em um dos pilares mais valorizados atualmente para atrair e reter talentos: um bom clima de trabalho. Portanto, uma iniciativa mais do que válida e contemporânea. Importante ressaltar ainda que investimentos dessa natureza se enquadram em leis de incentivo oferecidas pelo governo. Vale a pena conferir!
Abaixo entrevista concedida por um diretor da White Martins sobre essa parceria:
http://www.doutoresdaalegria.org.br/tag/white-martins/