Em época de Copa do Mundo, uma boa notícia para os amantes do futebol, digamos, mais saudosistas. Quem não se lembra da inconfundível camisa do SPFC de 1980-84 com o famoso "galinho" do lado direito? É mais ou menos como foi, na mesma época, a Topper para o Corinthians ou a Adidas para o Palmeiras. Todas marcaram época. E que tal a lendária chuteira preta com detalhes em azul da lec coq lá pelos idos de 1985/1986? Uma elegância só. Não dava nem vontade de usar, só para não estragar.
Ademais, do ponto-de-vista de "Naming", é mais um exemplo clássico de que, só mostrando o triângulo com o galinho dentro, muita gente - em especial, os homens mais maduros (pelo menos no Brasil) - vai reconhecer imediatamente a tradicional marca francesa. Outro detalhezinho quase imperceptível: não sei se é proposital (as chances de ser são bem grandes), mas o nome da marca todo em letras minúsculas confere, sem dúvida, ainda mais elegância a mesma. Branding também se faz nos detalhes...
Claro, a marca não atua só no futebol (além de outros esportes, oferece as linhas ditas "casuais" também), mas foi neste esporte no Brasil que marcou a sua presença para os homens com mais ou menos quarenta. Depois, foi perdendo terreno até sumir. Pois bem, a boa notícia é que, após quase três décadas, ela está de volta por aqui. Mês passado, a queridíssima le coq sportif inaugurou a sua primeira loja no Brasil. Fica em São Paulo, no Morumbi Shopping. Abaixo os detalhes.