segunda-feira, 26 de maio de 2014

le coq sportif


Em época de Copa do Mundo, uma boa notícia para os amantes do futebol, digamos, mais saudosistas. Quem não se lembra da inconfundível camisa do SPFC de 1980-84 com o famoso "galinho" do lado direito? É mais ou menos como foi, na mesma época, a Topper para o Corinthians ou a Adidas para o Palmeiras. Todas marcaram época. E que tal a lendária chuteira preta com detalhes em azul da lec coq lá pelos idos de 1985/1986? Uma elegância só. Não dava nem vontade de usar, só para não estragar.

  
   
Ademais, do ponto-de-vista de "Naming", é mais um exemplo clássico de que, só mostrando o triângulo com o galinho dentro, muita gente - em especial, os homens mais maduros (pelo menos no Brasil) - vai reconhecer imediatamente a tradicional marca francesa. Outro detalhezinho quase imperceptível: não sei se é proposital (as chances de ser são bem grandes), mas o nome da marca todo em letras minúsculas confere, sem dúvida, ainda mais elegância a mesma. Branding também se faz nos detalhes...


Claro, a marca não atua só no futebol (além de outros esportes, oferece as linhas ditas "casuais" também), mas foi neste esporte no Brasil que marcou a sua presença para os homens com mais ou menos quarenta. Depois, foi perdendo terreno até sumir. Pois bem, a boa notícia é que, após quase três décadas, ela está de volta por aqui. Mês passado, a queridíssima le coq sportif inaugurou a sua primeira loja no Brasil. Fica em São Paulo, no Morumbi Shopping. Abaixo os detalhes.