domingo, 29 de novembro de 2015

Surveys


Ask or Watch?

Mais uma pérola retirada do blog do sempre polêmico e direto Seth Godin (o blog dele é ótimo!).

Pérola não no sentido pejorativo, ao contrário, pela sua pertinência.

Em algumas poucas linhas, Godin nos provoca com a diferença entre perguntar e, simplesmente, assistir.

A preferência do "consultor-blogueiro-palestrante" é nítida: assistir é melhor.

E por quê?

Ele não aprofunda a tese, mas suspeitamos que seja pela naturalidade das reações do público em estudo, sem interferências.

Faz sentido! Grandes insights para inovações saem daí...

Em um Focus Group, há moderação, roteiros, estímulos e muito, muito ouvido.

Obviamente, não tem a mesma nobreza de conteúdo de um estudo etnográfico.

Mas então devemos abandonar as técnicas mais tradicionais de pesquisa?

Não, é claro. Um simples questionário pode ajudar, e muito.

Devemos apenas ter a sensibilidade de aplicar a técnica mais adequada, dependendo do objetivo, do tempo disponível, da complexidade e dos recursos (financeiros e pessoal), dentre outros.

Enfim, tem campo e situações para todo o extenso cardápio de pesquisas de mercado.

Posições radicais são sempre perigosas, mesmo advindas de um craque como Godin.

De qualquer forma, ao gastar apenas 1 minutinho lendo este post temos o benefício de, no mínimo, ampliar a percepção sobre um tema tão antigo, porém ainda muito vigoroso e relevante.

O link:

http://sethgodin.typepad.com/seths_blog/2015/11/surveys-and-focus-groups.html