domingo, 8 de novembro de 2015

Personalidade de marca


Acertar em cheio a essência da personalidade de uma marca não é das tarefas mais fáceis.

O conceito é simples, porém a operacionalização nem tanto. 

Percepção (e não a realidade) é a regra do jogo.

É preciso critérios, métodos e tempo para amarrar todos os pontos e chegar à conclusões sólidas.

E quanto mais pessoas que lidam com a marca participarem, melhor. Os chamados stakeholders...

Mas, para que colocar tanto esforço nisso?

Porque é partir deste diagnóstico que o "tom" e as estratégias de marketing devem (ou deveriam) ser encaminhadas. Encaminhadas para criar diferenciações. Onde? Na mente das pessoas...

Uma dica que pode facilitar (ou inspirar) para este trabalho é uma ferramenta desenvolvida por Pamela Wilson para descobrir a verdadeira personalidade de uma marca.

Bem simples, pode, claro, ser adaptada ou evoluída para atender à propósitos específicos.

Existem outras por aí e - por que não? - podemos desenvolver a nossa própria também.

Pamela, blogueira e consultora, tem se notabilizado como uma das referências em branding, marketing de conteúdo e mídias sociais. Vale acompanhar o que ela anda sugerindo e escrevendo. 

Importante: o objetivo do quiz é tirar uma fotografia e não registrar o que gostaríamos que fosse o jeitão da marca.

Pode ser útil em um tema com processos e metodologias ainda tão desconexos e variados entre si.

O link: