Acertar em cheio a essência da personalidade de uma marca não é das tarefas mais fáceis.
O conceito é simples, porém a operacionalização nem tanto.
Percepção (e não a realidade) é a regra do jogo.
É preciso critérios, métodos e tempo para amarrar todos os pontos e chegar à conclusões sólidas.
E quanto mais pessoas que lidam com a marca participarem, melhor. Os chamados stakeholders...
Mas, para que colocar tanto esforço nisso?
Porque é partir deste diagnóstico que o "tom" e as estratégias de marketing devem (ou deveriam) ser encaminhadas. Encaminhadas para criar diferenciações. Onde? Na mente das pessoas...
Uma dica que pode facilitar (ou inspirar) para este trabalho é uma ferramenta desenvolvida por Pamela Wilson para descobrir a verdadeira personalidade de uma marca.
Bem simples, pode, claro, ser adaptada ou evoluída para atender à propósitos específicos.
Existem outras por aí e - por que não? - podemos desenvolver a nossa própria também.
Pamela, blogueira e consultora, tem se notabilizado como uma das referências em branding, marketing de conteúdo e mídias sociais. Vale acompanhar o que ela anda sugerindo e escrevendo.
Importante: o objetivo do quiz é tirar uma fotografia e não registrar o que gostaríamos que fosse o jeitão da marca.
Pode ser útil em um tema com processos e metodologias ainda tão desconexos e variados entre si.
O link: