domingo, 21 de junho de 2015

Alitalia

Muita gente reclamou da timidez na nova roupagem do logo.

Mas há certas marcas nas quais mudar demais pode representar, na verdade, um retrocesso.

Parece ser o caso da Alitalia.

Não dá para alterar muito o seu tradicional domínio e tom de verde, com uma pitada de vermelho. E matar o itálico seria uma provocação mais do que arriscada.

O que fez a marca italiana então?

Apenas tentou tirar o logo da penumbra ao criar um degradê, aumentar um tantinho a dose do "vermelho-quase-vinho" e destacar mais a presença do "A-cauda". Não é pouca coisa.

Desta forma, essas estratégias podem sim criar associações mais duradouras da marca na mente das pessoas.

Abaixo o antes e o depois, e um vídeo curtinho com outras representações da sua nova identidade visual:  







Porém, o mais importante é o vídeo abaixo, no qual a Alitalia tentar unir toda a sua equipe em torno da sua missão, visão e princípios (ou da essência da marca).

Resta saber se ela irá cumprir as suas promessas ou se será apenas mais um caso de palavras impactantes e baixa efetividade.

Os seus clientes e analistas estão de olho e, sem dúvidas, é a parte mais difícil...