Muita gente reclamou da timidez na nova roupagem do logo.
Mas há certas marcas nas quais mudar demais pode representar, na verdade, um retrocesso.
Parece ser o caso da Alitalia.
Não dá para alterar muito o seu tradicional domínio e tom de verde, com uma pitada de vermelho. E matar o itálico seria uma provocação mais do que arriscada.
O que fez a marca italiana então?
Apenas tentou tirar o logo da penumbra ao criar um degradê, aumentar um tantinho a dose do "vermelho-quase-vinho" e destacar mais a presença do "A-cauda". Não é pouca coisa.
Desta forma, essas estratégias podem sim criar associações mais duradouras da marca na mente das pessoas.
Abaixo o antes e o depois, e um vídeo curtinho com outras representações da sua nova identidade visual:
Porém, o mais importante é o vídeo abaixo, no qual a Alitalia tentar unir toda a sua equipe em torno da sua missão, visão e princípios (ou da essência da marca).
Resta saber se ela irá cumprir as suas promessas ou se será apenas mais um caso de palavras impactantes e baixa efetividade.
Os seus clientes e analistas estão de olho e, sem dúvidas, é a parte mais difícil...