Surpresa recente e agradável para este blogueiro, o blog da GfK - tradicional marca alemã de pesquisas e estudos de mercado - é uma fonte farta para estudiosos de temas como pesquisa (claro), inovação, marketing e branding.
Frequência de post na medida, textos curtos, design elegante e bem ilustrado, é um daqueles blogs que colocamos entre os favoritos. Anyway, após algumas horas bem investidas no seu conteúdo, um artigo chamou mais a atenção:
O intitulado "BEING GREEN WINS YOUR CUSTOMERS" (em maiúsculas mesmo...)
Trata-se de (mais) uma prova dos nove para aqueles que acham que questões como responsabilidade ambiental é coisa para romântico, sonhador e desocupado. É business na veia e batendo forte na porta dos mais descrentes...
Bom..., em linhas gerais, a GfK desenvolveu um estudo quantitativo - por meio de três declarações e pedindo níveis de concordância / discordância - em 23 países de vários continentes, visando aferir a quantas anda a sensibilidade do consumidores em relação à matéria.
Na primeira declaração feita nas abordagens, uma média estrondosa de 76% concorda que as marcas devem ter responsabilidade com o meio-ambiente.
Para encurtar a história, afunilando para o Brasil:
- Declaração 1: 81% (acima da média) - Top 5
- Declaração 2 (Eu me sinto culpado quando faço algo que não é amigável ao meio-ambiente): 75% (acima da média) - Top 3
- Declaração 3 (Eu compro somente produtos e serviços que estejam em linha com as minhas crenças, valores e ideais): 71% (acima da média) - Top 5
Moral da história: o mundo e, notadamente o Brasil, estão cada vez mais antenados com as marcas-cidadãs. Quem despreza este cenário, nada contra a maré.
Obviamente, os ritmos entre opinião, disposição e ação efetiva são, em muitos casos, bem diferentes entre si, mas o estudo não deixa de mostrar uma fotografia que deve ganhar contornos ainda mais relevantes no médio e longo prazos.
Abaixo o link para o post no modo full:
Ah...é possível fazer o download completo do material diretamente do blog.