segunda-feira, 11 de agosto de 2014

PiniOn

Trabalhando no conceito de pesquisas de mercado por meio de tecnologia mobile, o PiniOn (clara a pegadinha fonética inserida no nome?) é um aplicativo gratuito para IOS e Android que, em linhas gerais, recompensa em dinheiro aqueles que respondem aos seus questionários. Desde já, incentivo não é uma novidade em pesquisas de mercado, porém dinheiro é mais raro. O valor varia de R$ 0,50 à R$ 10 por pesquisa, dependendo de algumas variáveis (e existe um corte mínimo para saque). O app, claro, é remunerado através das marcas interessadas em seus dados coletados no mercado. Não há interação com pesquisadores e há uma série de possibilidades de aplicações, como cliente oculto, avaliação da eficácia no PDV, análise das estratégias publicitárias, estudo de percepção de marca, etnografia (participante), dentre outras. 


Como tudo o que se refere à opções de ferramentas de pesquisa de mercado, há vantagens, desvantagens e limitações para cada uma delas. No campo das vantagens, no caso do PiniOn, destacam-se a versatilidade, a agilidade e a abrangência, tornando-o uma espécie de termômetro em tempo real sobre o que rola com a marca no mercado. Por outro lado, ele não consegue uma análise mais profunda sobre a origem de determinados fenômenos e comportamentos (onde questões como linguagem corporal e tom de voz, por exemplo, podem influenciar...), normalmente obtida por técnicas mais tradicionais de pesquisas qualitativas. Também, na metodologia quantitativa, não está claro se há algum tipo de tratamento estatístico que valide os resultados de campo (o que seria fundamental). Just in case, é mais uma ferramenta que deve ser considerada na composição do melhor arsenal em pesquisas de mercado para o monitoramento adequado das estratégias adotadas e para a geração de insights para a marca. 

Site do PiniOn: