sábado, 5 de março de 2016

Ambev

#naoficoparado

Este é o mote da mais nova campanha (social) da Ambev.

Mais do que uma iniciativa puramente caridosa, a marca soube surfar na onda de uma das maiores preocupações sociais do momento: a guerra contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da Zika e da Dengue.

Por meio de um mutirão envolvendo todos os seus funcionários, a empresa chega até as casas das pessoas levando milhões de folhetos e cartazetes didáticos, além de um discurso afiado e motivador. Tudo muito bem coordenado e reforçado com inserções nas mídias sociais, apoio de celebridades, TV aberta (sim, por um momento fomos poupados daquelas peças publicitárias de gostos pra lá de duvidosos...) e com premiações internas.

Sabemos que por trás da cortina, há uma estratégia coerente de Branding: turbinar o lema da marca ("juntos por um mundo melhor") ao aproximá-la das grandes e crescentes expectativas da sociedade, nas quais - em linhas gerais - uma empresa não deve ser apenas uma simples provedora de produtos e/ou serviços, com uma linha lucrativa no final do balanço. Principalmente as grandonas...

Portanto, válida e oportuna esta atitude da Ambev. 

Apenas, de novo, mais do que caridade por si só, é uma questão de business ao destacar uma das promessas da marca.

A Ambev sabe muito bem disso. E isso é bom.

A campanha: