Um exemplo de aplicação de um princípio bem claro do Branding:
A concepção de produtos (ou serviços) em linha com a essência da marca.
A concepção de produtos (ou serviços) em linha com a essência da marca.
Assim, o produto deve ser "apenas" um meio e não um fim em si mesmo. Sim, Steve Jobs era um adepto desta filosofia.
A grande sacada, portanto, é que a marca pode sempre evoluir, mantendo-se - todavia - a sua autenticidade.
Vejamos esse caso da Volvo:
Talvez o seu principal atributo percebido seja mesmo o da Segurança.
O mix pode ser carro (deve ser, óbvio, afinal ele é o core da marca), mas não precisa ser só carro.
Podem ser outros produtos/categorias, desde que conservem alguma similaridade minimamente próxima ao ambiente natural de marca, reflitam uma tendência crescente de consumo e transmitam alguns dos seus atributos mais reconhecidos. E, se forem inovadores então, melhor ainda...ufa!
Nesse sentido, uma sacada brilhante da Volvo foi o seu Volvo Life Paint, uma espécie de tinta que brilha no escuro, destinada aos ciclistas que pedalam à noite.
O grande benefício do produto? Claro, proporcionar, adivinha o quê?
Segurança.
Um vídeo da campanha para a Inglaterra (e premiada em Cannes no ano passado), já vista por quase 7 milhões no YouTube e que obteve 98% de aprovação de uma amostragem de internautas. Quem são os outros 2% insanos? Anyway...
E o slogan?
The best way to survive a crash, is not crash.
The best way to survive a crash, is not crash.
Sensacional.
A criação é da Grey London.