Mesmo que, eventualmente, não seja o momento mais adequado, os empreendedores e os gestores do varejo não podem deixar de ficar a par de tecnologias como as oferecidas pela On The Spot (onthespot.com), uma empresa do grupo Telefonica - há menos de dois anos no Brasil - e especializada em serviços de informação e publicidade in store (ponto-de-venda). Algumas das ofertas mais relevantes oferecidas pela empresa:
- estratégias de música-ambiente;
- medição e classificação do fluxo de pessoas na loja;
- leitura facial identificando, dentre outras coisas, inclinação de humor, gênero e idade;
- integração com redes sociais, via Wi-Fi;
- monitoramento de vendas perdidas;
- separação entre frequentadores ativos e passivos do estabelecimento;
- sistema de gerenciamento de filas nos caixas;
- aferimento de taxas de conversão.
Levando-se em consideração que o marketing de permissão deve estar sempre no radar, não é mais razoável (nem aceitável) abrir mão de tais ferramentas e tecnologias em nome somente do histórico ou do feeling. Gestão de comunicação e relacionamento mais assertiva e customizada com compradores, consumidores e influenciadores é a chave do jogo.
Abaixo a recente entrevista do Antonio Saramago, da On The Spot, no Mundo Corporativo da Rádio CBN (cbn.globoradio.globo.com/colunas/mundo-corporativo), na qual o entrevistado comenta, entre outras coisas, sobre uma tendência a ser refletida com muito cuidado: trazer a experiência one-to-one da loja online para a loja física. Vale a pena conferir: