sábado, 30 de maio de 2015

NEI

A NEI ainda é uma referência na indústria.

Em um cenário cada vez mais congestionado, ela quer levar adiante a sua desafiadora missão de ser uma espécie de "parceira do profissional da indústria".

Por meio de um conjunto de veículos de comunicação - no qual a revista é o carro-chefe -, a marca, no entanto, patina no marketing de conteúdo. 

Querer dividir o bolo da comunicação com conteúdo significa virar a chavinha do modo tradicional para o não-convencional, quando necessário. Vamos então à análise do blog da NEI:




Positivos:

- Estratégia: lançar um blog para apresentar tendências, debates e ideias para indústria é válida.

- Aderência total com o perfil do segmento.

- A divisão dos assuntos por categoria agrega. 


Negativos:
  • Baixa frequência de publicação: o blog está na seca há 15 dias;
  • Em um blog de conteúdo, não convém exibir publicidades, principalmente na área nobre;
  • Notícias não-opinativas e/ou promocionais para empresas e/ou pessoas não valem;
  • O design é ruim, feio;
  • O logotipo então...
  • Não há espaço para a assinatura dos visitantes (recebimento dos posts);
  • Há poucas imagens e nenhum vídeo (pelo menos na primeira página);
  • O recurso de "bullets" nos textos não é utilizado;
  • Os botões para curtir e compartilhar nas redes sociais estão mal localizados;
  • Aliás, as redes sociais estão completamente abandonadas pela marca...
  • Não há referência/link para o blog no site da NEI;
  • A opção para pesquisar "Encontre Informação de Fornecedores" está sobrando.

Se a NEI quiser mesmo continuar a ser uma das referências para os profissionais da indústria, ela deveria intensificar a fatia de conteúdo no bolo de comunicação e, mais importante, trabalhá-lo melhor.

No caso do blog, é simples: apenas cumprir o que ela promete no topo direito da página. Afinal, cumprir as promessas da marca não é, em última instância, Branding?

Na indústria, assuntos relevantes "não-publicitários-e-não-imediatamente-comerciais" não faltam.

Basta à marca ter a consciência disto e a disposição para fazer direito.  

O blog: