sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Prédios Verdes

Tendência irreversível no segmento de Construção Civil, os chamados "Prédios Verdes" já estão movimentando à todo o vapor os players mais ajuizados do setor em boa parte do mundo, de arquitetos à fabricantes e construtoras, até gerenciadores de recursos e urbanistas. E não são alvo apenas das grandes certificadoras - como Leed e Acqua - mas da sociedade também, cada vez mais antenada e consciente. E o Branding com isso? Tudo! As marcas devem entender os grandes anseios sociais e se esforçarem para responder com produtos e serviços que os atendam. Segundo o World Green Building Council, o incremento nos custos atualmente varia de 0% à 4%, ou seja, é plenamente possível promover o desenvolvimento com lucros saudáveis e ainda ficar de bem com a comunidade e com os órgãos públicos. Na verdade - e, em síntese - aquela velha e batida expressão "Responsabilidade Social e Ambiental" que vemos por aí nos capítulos de "Valores" ou "Princípios" das marcas deve significar muito mais do que um simples e elegante quadro na parede da recepção das empresas. Deve gerar um sentimento de compromisso. Isto é Branding! E, certamente, saberemos recompensá-las com cada vez mais defesa e lealdade. Ou, em outras palavras, Branding é Business! É preciso mais?