Bastante produtiva a palestra proporcionada pela Impacta Tecnologia (www.impacta.edu.br) sobre e-commerce para pequenas e médias empresas no último sábado, 04/out. Após uma pequena introdução sobre o estágio atual e o potencial de crescimento do mercado de e-commerce no Brasil, o palestrante Rodrigo Bonazzi, executivo do UOL HOST (www.uolhost.com.br), dividiu o conteúdo em sete pilares: descubra um nicho de mercado, adote um endereço virtual adequado, invista no visual da loja online, use e abuse das inúmeras possibilidades de divulgação do negócio, dedique-se de corpo e alma ao marketing de relacionamento, surpreenda (positivamente) nos prazos de entrega e, por fim, confira o que as novas tecnologias de meios de pagamento podem fazer pelo seu negócio e pelo seu cliente. No final, um debate de um case de sucesso sobre um e-commerce de moda e acessórios para o público feminino. Em suma, um compartilhamento de experiências.
Por mais que entendamos satisfatoriamente sobre um determinado tema ou conceito, é sempre prudente nos manter atualizados e inteirados das novidades e tendências. Principalmente no campo do Marketing Digital, um turbilhão de usos, desusos e novas dinâmicas que, se bobear, perdemos o rumo. E, mais adiante, para voltar a navegar com um certo conforto nessa área, pode ser um tanto complicado. Neste sentido, alguns pontos chamaram mais a atenção: o conceito de posicionamento de marca continua tão atual quanto o famoso artigo de Al Ries de 1971. A dificuldade homérica de se registrar atualmente um domínio na internet é atroz, exigindo uma criatividade posta à prova de forma intermitente. O design e a arquitetura de um site são recursos mega valiosos, até porque, como segurar a atenção de um internauta em meros 1, 2, 3...segundos? O chamado "Market Place" é uma modalidade de divulgação que ganha força e tende à rivalizar fortemente com o Google Adwords (quem diria?). Pode se ganhar um bom dinheiro com blogs e um site bem detalhado com dados, fotos, videos, etc. compensa mais do que imaginamos. A entrega antes do prazo prometido encanta e, depois, frustra e enfurece. Agrega ao empreendedor um boa dose de sossego ao investir em um sistema anti-fraudes e ser multicanal nos dias de hoje é quase imperativo. Os Correios continuam a ser a melhor opção para os iniciantes mas, ao encorpar-se, é válido comparar o seu custo-benefício com empresas integradoras de logística. E planejamento é uma espécie de remédio preventivo aplicável à tudo, inclusive ao meio digital.
Além desses insights, palestras dessa natureza costumam oferecer dicas valiosas aos dispostos à aprender mais sobre o assunto em pauta. Neste caso, alguns links mais do que úteis: