segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sustentabilidade e Branding: Masisa

Começarei a publicar alguns exemplos de empresas que encaram a sustentabilidade, social ou ambiental, de forma séria, estratégica e viabilizada por meio de um sólido programa de ações no curto, médio e longo prazos. Esses investimentos tendem a ser recompensados pelos chamados "stakeholders", cada vez mais críticos e atentos no que diz respeito às práticas e ao papel das organizações na sociedade, sejam elas públicas ou privadas. A Masisa, por exemplo, é a primeira empresa do segmento de painéis de madeira a receber a certificação de Rótulo Ecológico, emitida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esse certificado diz, segundo explica nota da revista Exame, o quanto o produto emite de "formaldeído", uma substância tóxica. A Masisa resolveu ser ainda mais incisiva na estratégia e seguiu o padrão europeu (o mais severo), no qual permite menos de 8mg da substância por 100g do produto. No Brasil, a legislação fala de até 30mg. Se considerarmos que, em linhas gerais, o branding é a "materialização" da essência de uma marca e que essa essência é expressa pelo seu conjunto de missão, visão e valores, ficamos satisfeitos ao constatar que, mesmo à priori, e por meio de um olhar superficial externo, a Masisa vem se esforçando para ser o que se propôs a ser. À propósito, diretamente do site da empresa, a essência de sua declaração para com o comprometimento com o Desenvolvimento Sustentável: "A Masisa se compromete a administrar seus negócios de maneira sustentável, procurando maximizar os resultados financeiros, sociais e ambientais de suas operações." O cumprimento das promessas feitas pela marca garante benefícios à todos os envolvidos. Portanto, vale o investimento.