domingo, 2 de abril de 2017

Big Data (2)

Como diz Olavo de Carvalho, existem certos livros que nos dão a vontade de comer cada frase, cada palavra.

Guardadas as devidas proporções (e as diferenças de gênero literário), este é o caso de Big Data, de Viktor Mayer e Kenneth Cukier, dois super especialistas no assunto.


Não, não é um livro tecnicista, cheio de números, programações e acrônimos.

É um livro de conceitos e tendências, não restringindo-se ao universo de negócios. Transita bem também em outros meios, como saúde, educação e segurança. Tudo numa linguagem leve e objetiva, sem firulas. Da mesma forma, sua inserção no contexto atual é feita com sucesso.

Amostragem ou censo? Causa ou correlação? Exatidão ou um certo afrouxamento? Visão macro ou enfoque mais detalhista? Big Data é sempre um oceano de dados? O bom ou o ótimo? O poder dos algoritmos, velocidade de processamento, ferramentas de análise, mudanças culturais, custo-benefício, questões éticas, dados primários versus dados secundários, o "algoritmista", o papel da intuição e da criatividade na era do Big Data, etc. Enfim, questionamentos e teses pra lá de interessantes...

Deveria ser bibliografia obrigatória em todas as faculdades de administração e afins.

Nas melhores casas do ramo.