Sim, absolutamente tudo a ver.
Estudar os potenciais consumidores no seu habitat natural, de acordo com os seus pontos de vista, por meio de técnicas de etnografia, e descobrir, afinal, o que eles querem, mesmo que eles não tenham tido condições de verbalizar isso. Este é o desafio.
E é justamente o contraponto ao conhecidíssimo - e ainda largamente utilizado - processo de criação de produtos e/ou serviços: desenvolve o dito cujo somente com as nossas mentes brilhantes, joga no mercado e vê se dá liga.
A velha e boa Antropologia está aí mitigar esses riscos...
Uma pergunta e uma afirmação sobre um determinado segmento de mercado - presentes nesta entrevista de Bill Beeman (um dos mestres no assunto) à revista Minnesota Business -, resumem bem a essência da matéria em questão:
"What do you know about the women that wear the jeans?"
"The mindset of the consumer was completely different than what they had conceived."
O link para a entrevista do Mr. Beeman na íntegra:
http://www.minnesotabusiness.com/anthropology-business