sábado, 22 de outubro de 2016

Etnografia


Cumprindo bem a missão de chamar a atenção para a importância do tema, este breve artigo - escrito por Lucas Saad, Alisson Pereira e Julia Spohr (todos da saad branding+design) - não deixa dúvidas sobre a riqueza em potencial que há por trás de projetos de pesquisas etnográficas em processos de inovação.

A despeito da sua inegável maior complexidade e da necessidade de, em linhas gerais, ser concebida por meio de um transcurso mais longevo de maturação,  a etnografia é, certamente, o método mais confiável para o obtenção de hot insights na corrida por vantagens competitivas duradouras.

E por que? Porque, em última instância, o esforço é colocar-se, verdadeiramente, no ponto de vista do outro. Não por acaso, assim como o jornalismo vem crescendo em importância com o advento do marketing de conteúdo, o mesmo se dá com a antropologia e a pesquisa de mercado no mundo corporativo.

Está no portal InfoBranding, vale a pena conferir: