sábado, 9 de julho de 2016

A voz do consumidor...

Deu no Meio & Mensagem:


Pesquisa quantitativa realizada pela Reds (http://www.redsresearch.com.br/) e pelo CIP (Centro de Inteligência Padrão), no sentido de mapear os critérios de escolha mais valorizados em 22 categorias de produto. Estudo considerou o mercado brasileiro e abordou diversas faixas etárias e classes sociais.

No geral, alguns resultados já esperados, outros nem tanto...

Tradição - que remete ao longo trabalho de construção e awareness da marca, gerando uma sensação de confiança - continua liderando o racional de compras.

Agora, seguida de perto, vem "marca ecologicamente correta", com nada menos de 8 podium dentre as categorias avaliadas, confirmando o viés de alta. Causas sociais, por outro lado, embora bem pontuada, mas com apenas 1 podium (serviços bancários), ainda tem muito a evoluir na consciência dos consumidores brasileiros. 

Trata-se de uma análise - as metodologias podem variar, claro - que pode (na verdade, deve) ser frequentemente realizada por todo tipo de relação comercial entre empresas, e não somente B2C. Pois, saber os atributos mais valorizados por cada extrato/segmento atendidos por uma empresa é, no final da contas, uma espécie de Santo Graal do Marketing.  

Para conferir na íntegra: