domingo, 31 de julho de 2016

Sensodyne


Marketing de experiência está na vanguarda.

E isso é bom...

Aproximar o universo da marca ao público-alvo, informando, demonstrando, ensinando, aprendendo, conscientizando, sentindo, entretendo, interagindo, etc. é uma missão e tanto. E, sim, faz diferença.

No Brasil, a percepção é a de um conceito ainda pouco divulgado e assimilado e, portanto, pouco executado.

Temos muito o que evoluir...

Exemplo singelo - mas ilustrativo - é o da Sensodyne.

Alguns anos atrás, ela resolveu inovar no lançamento de um produto - baseado em uma tecnologia inédita - para dentes sensíveis.

O palco?

Londres.

Objetivo: estimular as pessoas à refletir sobre o tema (sensibilidade nos dentes) e à pensar sobre o seu impacto no cotidiano de suas vidas.

Batismo da estratégia: The Great Sensitivity Test

  • Ação 1: teste de sensibilidade, doação de amostras e demonstração do produto.
  • Ação 2: exposição de um dente gigante, favorecendo uma melhor visualização do "cenário".
  • Ação 3: Palestras sobre como cuidar corretamente dos dentes.

E tudo em diferentes locais da capital inglesa.

Além do engajamento com as pessoas, a iniciativa foi citada em cerca de 150 mídias (o famoso "buzz").

No fundo, o conceito não tem nada de sofisticado, apenas estimula a essência do ser humano.

Pegando carona com o Gil, o simples não costuma falhar...


sábado, 23 de julho de 2016

brandchannel


Vale a pena investir alguns bons minutos (e por que não horas?) nesse portal bem interessante sobre Branding, dada a relativa escassez de substância sobre o assunto... 

Não é novo, é verdade - vem desde o ano 2000 - e faz parte do território da Interbrand (sim, a renomada consultoria global no assunto).

Além de prover notícias, comentários e análises, o site oferece segmentações pertinentes como as seções de Glossário e de Branded Content, este com uma pegada bem digital.

No mais, merece atenção o case da Kellogg's sobre marketing de experiência e - objeto de consumo - o Brand Strategy Innovation Summit, que rolará em setembro, em Los Angeles.

Marcas brazucas? Sim. Duas: LATAM (fifty-fifty) e Rio 2016. Mas é muito pouco diante do oceano de conteúdo que o site proporciona. Mas...

Só faltou mesmo um canalzinho no YouTube para acompanharmos palestras e entrevistas sobre o tema, but...

O portal:

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Brastemp

No final das contas, Branding é a arte de construir e gerenciar marcas únicas.

OK.

Mas também é a arte da marca cumprir o que promete.

Afinal, tem-se um nome a zelar.

Em tempo de redes sociais então, qualquer deslize pode transformar-se em um pesadelo.

Só para constar: O Marcelo Rubens Paiva tem 330 mil seguidores no Twitter. Daí, pode-se imaginar o potencial de contágio desse "causo"...





A marca pode lá ter os seus motivos, mas a verdade é que, no mundo do branding e do marketing, a percepção é tão relevante quanto a realidade. É, o mundo é cruel.

Por isso que, em tais situações, nada melhor do que a tríplice aliança: humildade, rapidez e transparência. Tudo ao mesmo tempo.

Discutir e bater o pé costumam trazer mais prejuízos do que uma postura mais conciliatória.

E, claro, que a marca aprenda com isso...

sábado, 9 de julho de 2016

A voz do consumidor...

Deu no Meio & Mensagem:


Pesquisa quantitativa realizada pela Reds (http://www.redsresearch.com.br/) e pelo CIP (Centro de Inteligência Padrão), no sentido de mapear os critérios de escolha mais valorizados em 22 categorias de produto. Estudo considerou o mercado brasileiro e abordou diversas faixas etárias e classes sociais.

No geral, alguns resultados já esperados, outros nem tanto...

Tradição - que remete ao longo trabalho de construção e awareness da marca, gerando uma sensação de confiança - continua liderando o racional de compras.

Agora, seguida de perto, vem "marca ecologicamente correta", com nada menos de 8 podium dentre as categorias avaliadas, confirmando o viés de alta. Causas sociais, por outro lado, embora bem pontuada, mas com apenas 1 podium (serviços bancários), ainda tem muito a evoluir na consciência dos consumidores brasileiros. 

Trata-se de uma análise - as metodologias podem variar, claro - que pode (na verdade, deve) ser frequentemente realizada por todo tipo de relação comercial entre empresas, e não somente B2C. Pois, saber os atributos mais valorizados por cada extrato/segmento atendidos por uma empresa é, no final da contas, uma espécie de Santo Graal do Marketing.  

Para conferir na íntegra:

sábado, 2 de julho de 2016

YPF

Exemplo quase singelo de como uma marca pode ser ao mesmo tempo mídia e prestadora de serviços, sem cair na tentação quase automática de fazer publicidade nua e crua. Aliás, parênteses, um tempero bem dosado entre ambas as estratégias - conteúdo e autoelogio - é sempre bem vindo.

Mesmo proveniente de um segmento cuja a essência é de relativo baixo apelo popular, a estatal argentina - por meio de sua subsidiária no Brasil, consegue com um pequeno vídeo como esse ser útil a muita gente. Ah, neste caso, cadê a publicidade? Bom, como já sabemos, ela vem de carona...