terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Menu For Tourist


Startup que promete decolar rapidamente e voar em cruzeiro por um longo período, o aplicativo Menu For Tourist (lançado oficialmente ontem) apostou as suas fichas na velha e imbatível tese de atuar em nichos não atendidos ou mal explorados. Fácil essa sacada? Aparentemente sim mas, definitivamente, não. Melhor mesmo continua sendo treinar bem os olhos, os ouvidos, os pés (e a paciência), direcionar as antenas ao mercado e, principalmente, mirar nas dificuldades e nos desejos do dia-a-dia das pessoas. Mesmo que não verbalizados adequadamente por elas (isto, aliás, raramente acontece). Daí é caprichar na comunicação e no nome/identidade visual.

À grosso modo, claro. Há outras variáveis importantes a ser consideradas. De qualquer forma, acertar na estratégia já é um ótimo começo...


Por enquanto restrito à alguns restaurantes do Rio de Janeiro, o app promete traduzir cardápios originalmente em português para diversos idiomas, notadamente o inglês e o espanhol. Mas há ainda a possibilidade de versões em alemão, italiano e até mandarim. Os restaurantes devem se cadastrar previamente (a taxa promocional de start do serviço é de R$ 40) e o download é gratuito, tanto para o IOS quanto para o Android. Uma demanda antiga dos gringos e um bom aliado dos comerciantes ajuizados. Além da velha inspiração conceitual, a iniciativa segue uma tendência irreversível: a mobilidade. Tudo para dar muito certo! 

Fontes: