sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Marriott


Considerado um dos melhores blogs corporativos dos Estados Unidos, o "Marriott on the Move" é um delicioso diário (ou seria semanal?) autoral alimentado por nada menos que Bill Marriott, o principal executivo da famosa marca internacional de hotel. Nele, há um desfile de histórias pessoais e da empresa, depoimentos de clientes, dicas e orientações sobre viagens e serviços de hotelaria. E claro, tudo com muita interatividade - de onde, aliás, pode-se extrair bons insights - e numa linguagem ao mesmo tempo informal e elegante. Não por acaso, o blog é uma importante ferramenta de marketing para reforçar o posicionamento e o branding da marca, desde que por meio de conteúdos interessantes e relevantes, não comercial. Conquistando a simpatia e a confiança dos leitores, telespectadores e ouvintes (não era preciso lembrar mas, lembrando, podemos incluir, sim, vídeos e podcasts em blogs), a tendência é angariar numerosos fãs e, presumivelmente, clientes leais (afinal, o que mais queremos?). Aqui o exemplo, como já mencionado, é o do tipo autoral (nem todas as marcas tem a sorte de contar com um membro do naipe de Bill, anyway...), mas existem várias outras possibilidades como o corporativo, o coletivo e o comunitário. A escolha vai depender da estratégia de conteúdo. De qualquer forma, só não pode deixar de ser fortemente considerado no escopo do plano de marketing de uma marca.