Por meio da Confraria do Marketing no Linkedin, tomamos conhecimento que o Facebook divulgou recentemente uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos (ipsos.com), na qual mostra os níveis de interatividade dos latino-americanos com as marcas na principal rede social do planeta. Interatividade, segundo o levantamento, significa "ler conteúdos, olhar as suas páginas, interagir com celebridades/figuras públicas, curtir uma marca ou empresa, comentar ou compartilhar os seus conteúdos". Apesar de uma amostragem pra lá de questionável (o Chile tem mais entrevistados do que o Brasil e o México...), os resultados são até que previsíveis: o brasileiro é o que mais interage e é o segundo mais influenciado por marcas ou ações de amigos, perdendo apenas para o Chile. No universo brasileiro, o "curtir" ainda é a ação mais predominante, seguida pelo comentário, compartilhamento, visita à página da marca e consumo do seu conteúdo, respectivamente. Mas o mais interessante do estudo é a ratificação do gerente de pesquisas do Face - Antonio Barczinski - sobre a melhor estratégia para ter sucesso na rede: Storytelling via vídeos. É o formato preferível das pessoas e um hábito já plenamente consolidado: são mais de 1 bilhão de visualizações diárias, nos mais diversos dispositivos. Mas só isto não basta, claro: é preciso haver boa sintonia entre o discurso da marca e os interesses do público-alvo, em um enredo simples, elegante, cativante, essencialmente visual e com uma boa dose de apelo emocional. Venda-me benefícios e sonhos, não uma câmera fotográfica, diria Pulizzi. Em suma, o conteúdo é o fim, a mídia é o meio. Xeque-mate!
Artigos, curiosidades, análises e comentários sobre Marketing e Branding, por Christian Navarro.
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Por meio da Confraria do Marketing no Linkedin, tomamos conhecimento que o Facebook divulgou recentemente uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos (ipsos.com), na qual mostra os níveis de interatividade dos latino-americanos com as marcas na principal rede social do planeta. Interatividade, segundo o levantamento, significa "ler conteúdos, olhar as suas páginas, interagir com celebridades/figuras públicas, curtir uma marca ou empresa, comentar ou compartilhar os seus conteúdos". Apesar de uma amostragem pra lá de questionável (o Chile tem mais entrevistados do que o Brasil e o México...), os resultados são até que previsíveis: o brasileiro é o que mais interage e é o segundo mais influenciado por marcas ou ações de amigos, perdendo apenas para o Chile. No universo brasileiro, o "curtir" ainda é a ação mais predominante, seguida pelo comentário, compartilhamento, visita à página da marca e consumo do seu conteúdo, respectivamente. Mas o mais interessante do estudo é a ratificação do gerente de pesquisas do Face - Antonio Barczinski - sobre a melhor estratégia para ter sucesso na rede: Storytelling via vídeos. É o formato preferível das pessoas e um hábito já plenamente consolidado: são mais de 1 bilhão de visualizações diárias, nos mais diversos dispositivos. Mas só isto não basta, claro: é preciso haver boa sintonia entre o discurso da marca e os interesses do público-alvo, em um enredo simples, elegante, cativante, essencialmente visual e com uma boa dose de apelo emocional. Venda-me benefícios e sonhos, não uma câmera fotográfica, diria Pulizzi. Em suma, o conteúdo é o fim, a mídia é o meio. Xeque-mate!