Aos poucos - assim como acontece na área de Trade Marketing - a bibliografia de Inteligência de Mercado vem melhorando no Brasil, com traduções e lançamentos.
Um exemplo é o ótimo "Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva", de Humbert Lesca e Raquel Janissek-Muniz.
Navegando em uma das vertentes da Inteligência de Mercado, o conceito de IEAc nos posiciona e nos alerta para a importância de um sistema estruturado para a captação dos chamados Sinais Fracos, nos quais, podem ter um impacto relevante para a empresa no futuro.
Por meio da metodologia L.E.SCAnning, a organização tende à transitar melhor em seu habitat, seja defendendo-se, seja contra-atacando, adaptando-se, ou mesmo, inovando. E sempre "de olho" no timing correto. Portanto, bastante pertinente em nossos dias. Vale a pena lê-lo com muita atenção.
Difícil encontrá-lo em alguma dessas grandes livrarias (talvez em Sebos). O mais fácil mesmo é pedir diretamente à professora Raquel por meio do site http://www.ieabrasil.com.br/site/.