Estudo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Relevance (http://relevance.pro/eng/) e o Mundo do Marketing (https://www.mundodomarketing.com.br/), joga luz sobre um tema ainda carente de melhor desenvolvimento no Brasil: a gestão dos patrocínios.
Considerando o arcabouço teórico sobre o tema, entrelaçando em torno de si questões como projeto alinhado com a essência da marca, objetivos estratégicos de branding e marketing, perfil do público-alvo, plano de ativação e mensuração, exposição nas mídias e budget dedicado, causa espanto nessa primeira mostra do levantamento algumas informações:
- Menos da metade das marcas investe em patrocínios.
- Mais de 1/3 dos entrevistados enxergam este assunto como de "gosto pessoal" por parte do tomador de decisão.
- Dentre os objetivos estratégicos buscados, o da exposição da marca ainda é o mais importante, deixando para o segundo plano a experiência do cliente/consumidor.
- Menos na metade da amostra mensura internamente os projetos de patrocínio.
- Forte desprezo pelos jogos olímpicos de 2016.
- Baixa disposição para incremento dos investimentos em 2017.
Como se vê, ainda temos muito o que evoluir na gestão de patrocínios no Brasil.
Até porque não se trata de um tema menor, mas uma excelente forma de exalar os propósitos e os princípios da marca, gerando engajamento e lealdade no público-alvo.
Portanto, vale a pena ficar sempre bem antenado nesse assunto.