domingo, 5 de junho de 2016

Mundo dos Patrocínios


Estudo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Relevance (http://relevance.pro/eng/) e o Mundo do Marketing (https://www.mundodomarketing.com.br/), joga luz sobre um tema ainda carente de melhor desenvolvimento no Brasil: a gestão dos patrocínios.

Considerando o arcabouço teórico sobre o tema, entrelaçando em torno de si questões como projeto alinhado com a essência da marca, objetivos estratégicos de branding e marketing, perfil do público-alvo, plano de ativação e mensuração, exposição nas mídias e budget dedicado, causa espanto nessa primeira mostra do levantamento algumas informações:
  • Menos da metade das marcas investe em patrocínios. 
  • Mais de 1/3 dos entrevistados enxergam este assunto como de "gosto pessoal" por parte do tomador de decisão.
  • Dentre os objetivos estratégicos buscados, o da exposição da marca ainda é o mais importante, deixando para o segundo plano a experiência do cliente/consumidor.
  • Menos na metade da amostra mensura internamente os projetos de patrocínio.
  • Forte desprezo pelos jogos olímpicos de 2016.
  • Baixa disposição para incremento dos investimentos em 2017.
Como se vê, ainda temos muito o que evoluir na gestão de patrocínios no Brasil.

Até porque não se trata de um tema menor, mas uma excelente forma de exalar os propósitos e os princípios da marca, gerando engajamento e lealdade no público-alvo.

Portanto, vale a pena ficar sempre bem antenado nesse assunto.