Artigos, curiosidades, análises e comentários sobre Marketing e Branding, por Christian Navarro.
domingo, 26 de junho de 2016
J&B Rare Tatoo
Essa pérola eu descobri no site do O ABC da Comunicação.
Citando as principais tendências do Branding para 2016 (muitas já conhecidas de nós...), lá pelas tantas, o Gerente Geral da Landor São Paulo - renomada consultoria global de Branding, Fernando Leira - citou um exemplo bem bacana de como uma embalagem pode transmitir a essência de uma marca por meio de uma história original e, ao mesmo tempo, fincar um forte ponto de diferenciação.
Trata-se do uísque de origem britânica J&B Rare. Bom, não vou contar a história aqui. É só dar um clique no link abaixo e conferir:
http://www.oabcdacomunicacao.com.br/noticia
Fenomenal!
sábado, 18 de junho de 2016
State of Marketing 2016
A Sales Force Research divulgou recentemente a terceira edição do seu State of Marketing, o relatório de tendências e insights de marketing da organização norte-americana.
Fundamentada em uma pesquisa com cerca de quatro mil líderes de marketing mundo afora - inclusive do Brasil - e de todos os modelos de relacionamento entre empresas, esse relatório é um bom painel para confrontar o nosso arcabouço teórico com o que, efetivamente, vem gerando performance superior no mercado.
Bom, o "Norte":
- Adotar uma estratégia de jornada do cliente.
- Colocar cada vez mais fichas no digital.
- Lançar mão de ferramentas de tecnologia de marketing.
- Eleger a mobilidade entre as prioridades.
- Realizar promoções e campanhas personalizadas, baseadas na ciência de dados.
- Integrar as estratégias e táticas de marketing.
- Lembrar de colocar o marketing de conteúdo na pauta.
- Usar o CRM (e lutar para que ele esteja sempre consistente).
- Garantir o apoio da liderança empresarial.
Imperdível!
O relatório na íntegra (é preciso preencher um breve cadastro):
domingo, 12 de junho de 2016
Trade Marketing
Meio escondidinho no site da Ampro (Associação de Marketing Promocional), você acha um guia bem útil sobre Trade Marketing, considerando a já tradicional escassez bibliográfica sobre o tema no Brasil.
Nele encontramos desde abordagens mais estratégicas como conceito, atribuições e importância, até orientações de cunho legal e operacional. No final ainda tem um glossário pra lá de pertinente.
Aproveitando que você já está no site da Ampro, dê uma olhadinha também na proposta reflexiva para a formulação do Live Marketing. Apenas para arejar e organizar melhor o nosso background teórico.
Da série baixar para ler com um café ao lado, segue o link:
domingo, 5 de junho de 2016
Mundo dos Patrocínios
Estudo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Relevance (http://relevance.pro/eng/) e o Mundo do Marketing (https://www.mundodomarketing.com.br/), joga luz sobre um tema ainda carente de melhor desenvolvimento no Brasil: a gestão dos patrocínios.
Considerando o arcabouço teórico sobre o tema, entrelaçando em torno de si questões como projeto alinhado com a essência da marca, objetivos estratégicos de branding e marketing, perfil do público-alvo, plano de ativação e mensuração, exposição nas mídias e budget dedicado, causa espanto nessa primeira mostra do levantamento algumas informações:
- Menos da metade das marcas investe em patrocínios.
- Mais de 1/3 dos entrevistados enxergam este assunto como de "gosto pessoal" por parte do tomador de decisão.
- Dentre os objetivos estratégicos buscados, o da exposição da marca ainda é o mais importante, deixando para o segundo plano a experiência do cliente/consumidor.
- Menos na metade da amostra mensura internamente os projetos de patrocínio.
- Forte desprezo pelos jogos olímpicos de 2016.
- Baixa disposição para incremento dos investimentos em 2017.
Como se vê, ainda temos muito o que evoluir na gestão de patrocínios no Brasil.
Até porque não se trata de um tema menor, mas uma excelente forma de exalar os propósitos e os princípios da marca, gerando engajamento e lealdade no público-alvo.
Portanto, vale a pena ficar sempre bem antenado nesse assunto.
Assinar:
Postagens (Atom)