sábado, 16 de abril de 2016

Monitoramento em redes sociais


Embora estejamos, aparentemente, bem cobertos no que diz respeito às ofertas de ferramentas otimizadas para monitorar mercados, marcas e concorrentes nas redes sociais, ainda temos - do ponto de vista da gestão do marketing - um longo caminho a evoluir no tema.

Por meio de técnicas de Big Data, essas ferramentas podem nos trazer alguns benefícios valiosos:
  • Diagnóstico das percepções de marca;
  • Identificação de apoiadores, neutros e acusadores da marca;
  • Geração de oportunidades e insights;
  • Segmentações diversas (clusterização);
  • Análises de perfil, comportamento e interesses;
  • Otimização no atendimento e engajamento;
  • Aprimoramento das ofertas;
  • Integração de dados;
  • Produção farta de relatórios.  
Em suma, trata-se de uma fonte riquíssima de dados e informações, fator pela qual não há motivos para as marcas não destinarem mais esforços para essa questão.

Abaixo algumas opções de empresas especializadas nesse tipo de solução:

http://hekima.com/
https://seekr.com.br/
http://pages.cortex-intelligence.com
http://www.buzzmonitor.com.br/
https://www.scup.com
http://www.brandviewer.com.br