Ações de responsabilidade social e ambiental são tendências consolidadas no marketing moderno.
Não por capricho ou por moda, mas pelo simples fato de a sociedade (leia-se, aqueles indivíduos que indicam, compram e consomem) esperar cada vez mais esse tipo de atitude por parte das marcas.
Em outras palavras, expectativa de ter em seu meio marcas cidadãs.
Em outras palavras, expectativa de ter em seu meio marcas cidadãs.
Portanto, é louvável a iniciativa do restaurante Ramona, idealizada pela Agnelo Pacheco, em levantar a questão da desigualdade salarial de gêneros no Brasil, por meio da campanha "Menu Injusto". Ponto.
O problema é - como quase tudo na vida - a generalização. Este fenômeno pode gerar alguns questionamentos, desconfortos, citações de exceções, etc. mas, inquestionável é, a marca seguiu uma estratégia adequada de branding e vingou na rede.
E, convenhamos, o restaurante não está aqui para fazer um tratado sociológico complexo, mas para registrar e apoiar causas pertinentes ao seu público-alvo.