terça-feira, 21 de abril de 2015

Ramona

Ações de responsabilidade social e ambiental são tendências consolidadas no marketing moderno. 

Não por capricho ou por moda, mas pelo simples fato de a sociedade (leia-se, aqueles indivíduos que indicam, compram e consomem) esperar cada vez mais esse tipo de atitude por parte das marcas.

Em outras palavras, expectativa de ter em seu meio marcas cidadãs.

Portanto, é louvável a iniciativa do restaurante Ramona, idealizada pela Agnelo Pacheco, em levantar a questão da desigualdade salarial de gêneros no Brasil, por meio da campanha "Menu Injusto". Ponto.

O problema é - como quase tudo na vida - a generalização. Este fenômeno pode gerar alguns questionamentos, desconfortos, citações de exceções, etc. mas, inquestionável é, a marca seguiu uma estratégia adequada de branding e vingou na rede.

E, convenhamos, o restaurante não está aqui para fazer um tratado sociológico complexo, mas para registrar e apoiar causas pertinentes ao seu público-alvo.