domingo, 26 de abril de 2015

Imagem do Dia

Anúncio da Goodyear capitalizando com a vitória do lendário José Carlos Pace no GP Brasil de F1, em 1975. Naquela época, este tipo de estratégia de comunicação fazia muito mais sentido e diferença do que atualmente (em função de diversos fatores que, por si só, daria um artigo dedicado), mas não deixa de ser uma relíquia. E o logotipo em degradê?


terça-feira, 21 de abril de 2015

Ramona

Ações de responsabilidade social e ambiental são tendências consolidadas no marketing moderno. 

Não por capricho ou por moda, mas pelo simples fato de a sociedade (leia-se, aqueles indivíduos que indicam, compram e consomem) esperar cada vez mais esse tipo de atitude por parte das marcas.

Em outras palavras, expectativa de ter em seu meio marcas cidadãs.

Portanto, é louvável a iniciativa do restaurante Ramona, idealizada pela Agnelo Pacheco, em levantar a questão da desigualdade salarial de gêneros no Brasil, por meio da campanha "Menu Injusto". Ponto.

O problema é - como quase tudo na vida - a generalização. Este fenômeno pode gerar alguns questionamentos, desconfortos, citações de exceções, etc. mas, inquestionável é, a marca seguiu uma estratégia adequada de branding e vingou na rede.

E, convenhamos, o restaurante não está aqui para fazer um tratado sociológico complexo, mas para registrar e apoiar causas pertinentes ao seu público-alvo. 

domingo, 12 de abril de 2015

Pinsent Masons



A renomada empresa inglesa de serviços advocatícios nos lembra que é plenamente possível estruturar bons projetos de marketing para marcas de campos digamos...não tão atraentes assim. Sem entrar no mérito das ferramentas tradicionais de comunicação utilizadas pela marca, o destaque aqui vai para o seu consagrado blog de conteúdo e que se tornou referência em questões legais nas mais variadas esferas do direito. Prestação de serviço e interatividade na veia - e com excelentes resultados no número de visitantes/mês no site (algo em torno de 100 mil) - a iniciativa certamente ajudou também no crescimento do empreendimento fora do Reino Unido (especialmente na Ásia). Profissionais liberais dos mais variados portes e segmentos deveriam se mirar em exemplos como este para desapegar um pouco da tecnicidade natural de seus ofícios e entregar peças de conteúdo mais digeríveis, atraentes, feitas com base em necessidades (latentes ou não) e que realmente agreguem valor aos seus clientes e prospects. É a Pinsent Masons atuando como um veículo de mídia (why not?). A recompensa comercial generosa decerto virá. 

Abaixo do link para o blog:

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Cacau Show

Aparentemente estava indo tudo bem com uma inocente lâmina promocional de Páscoa da Cacau Show, até que, no final do verso do material - certamente distribuído aos milhares - veio a surpresa: "...TEL.: 1234-5678". Aí fica difícil...



Por isso que ler, reler e reler de novo, e chamar mais gente para ler, reler e reler de novo, nunca é demais. É o trabalho operacional de Marketing que jamais deve ser menosprezado. Neste caso, provavelmente, evitaria o pequeno vexame.